17 dezembro 2014

Resenha | Quem é você, Alasca? - John Green

Olá amores, como vão?

Para inaugurar a seção de resenhas literárias trago minha humilde resenha e comentário sobre o primeiro romance do escritor John Green. "Quem é você, Alasca?" - com o título original Looking for Alaska - teve sua primeira publicação em março de 2005 por Dutton Juveline e em 2006 ganhou seu primeiro prêmio na American Library Association. Em 2012, John Green teve sua obra listada em 10º posição na lista dos best-sellers do New York Times, 385 semanas após seu lançamento. A adaptação para o cinema está previsto para 2016. Legal, né? Enfim, vamos a resenha de hoje.

            

Ficha Técnica

×Título: Quem é você, Alasca?
×Título original: Looking for Alaska
×Editora: WMF Martins Fontes
×Páginas: 229
×Edição: 2014
× Autor: John Green

 Sinopse

Miles Halter é um adolescente fissurado por célebres últimas palavras que, cansado de sua vidinha pacata e sem graça em casa, vai estudar num colégio interno à procura daquilo que o poeta François Rabelais, quando estava à beira da morte, chamou de o "Grande Talvez". Muita coisa o aguarda em Culver Creek, inclusive Alasca Young, uma garota inteligente, espirituosa, problemática e extremamente sensual, que o levará para o seu labirinto e o catapultará em direção ao "Grande Talvez".


 Resenha


O protagonista é mais um adolescente sem graça da Flórida, onde vive com seus pais uma vida pacata e sem amigos. Na esperança de novas emoções, Miles se inspira nas últimas palavras do poeta François Rebelais sobre um "Grande Talvez" e parte para o colégio interno de Culver Creek, no Alabama, determinado a descobrir o que a vida lhe reserva. Entre suas novas amizades em na nova escola está a inteligente e problemática Alasca Young que o proporciona aventuras sem noção e novos sentimentos.




PERIGO DE SPOILER



Confesso que assim que acabei as ultimas linhas de QEVA fiquei um pouco decepcionada, pois esperava algo totalmente diferente, porém conforme fui refletindo e repassando a história mentalmente acredito que o final não poderia ter sido outro, embora acredito que sem a morta da Alasca as coisas tornariam-se mais interessantes, pois não houve grande mistério por detrás da morte de A.Y.

Os pensamentos e atitudes adolescentes foram muito bem retratados ao meu ver, principalmente pelos pensamentos egoístas de Miles, quando ele se põem como vítima no lugar de A. Y. e depois de um tempo passa a ver o quão errado estava.

Devo dizer que o Coronel foi um dos personagens pelo qual mais nutri sentimentos, visto seu esforço para manter suas notas altas em Culver Ceek visando uma boa faculdade para realizar o sonho de comprar uma casa para a mãe. Acho que John Green cumpriu seu papel nessa trama, porém foi uma história fraca que houve mais marketing do que, de fato, história.

Aliás, tenho mais uma observação: Não sei se esse livro possui classificação indicativa - pois não achei nada que indicasse - , mas caso você pense em dar um exemplar de QEVA para alguém abaixo de 16 anos, certifique-se que não há problemas quanto o tema sexo, bebidas e drogas que são abordados durante toda a história e ganham um ênfase essencial com palavras explícitas, mas se isso não for um problema, será um bom presente.

Quem é você, Alasca? é diferente de qualquer leitura em ambiente escolar que eu já tenha lido, embora não tenha tido um desenrolar genial é um contexto de leitura rápida com uma mensagem simples e clara pregada do começo ao fim.


Essa foi minha primeira leitura de John Green e devo dizer que no começo estranhei um pouco sua escrita jovial e descontraída, mas que em poucas páginas já havia me acostumado e tive uma leitura super fluída e confortável.
A narração feita pelo protagonista não podia ser mais divertida e melancólica em diversas partes e a arte da capa é, simplesmente, apaixonante.

Minha edição é a mesma da ilustração acima, lançada em 2014.

Nota:
      


Recomendo a todos que gostam de descobrir novas histórias.


3 comentários:

  1. Ah esse livro é super bom e recomendo também .. Estou acabando de ler ele , adorei a sua resenha Jubs .. <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gostei bastante dele, Greyzinha! Que bom que gostou, obrigada <3 *-*

      Excluir
  2. Eu gostei bastante desse livro.

    Me surpreendeu a morte da Alasca.

    Beijos.

    Adoroumlivro.blogspot.com.br

    *-*

    ResponderExcluir

Seu comentário contribui para o crescimento do blog!
Deixei sua marca aqui <3